sábado, 7 de julho de 2012

primeira casa construida com taboas em Caminho Pinhal



Primeira casa em Caminho Pinhal feita com taboas

Meu pai João Rizzieri e o carpinteiro Arcângelo Manarin construíram a primeira casa em Caminho pinhal, feita com tábuas de pinho e coberta com tabuinhas de pinho rachadas com o tamanho de 10x10m. Deixou seu filho Júlio e o carpinteiro Arcangelo Manarin para o término da obra e foi buscar sua família. No dia 10 de maio de  1941 ás 17 horas partimos com a família. O trajetofoi feito com um caminhão do sr. Artur  Mayer até a comunidade de Krauell, hoje município de presidente Getúlio. O restante do trajeto foi feito com tração animal e os últimos três quilômetros foram feitos a pé. Chegamos em Caminho Pinhal  as 17 horas do dia 14 de maio de 1941. Nesta foto perto da segunda casa conheço minha mãe, minha cunhada Elza Simon Rizzieri e o meu pai João Rizzieri, em seguida Vitório Vitória, conheço perto  da porta da casa a Sra. Maria Manarin  e o Sr. Domingo Salvador e perto das crianças está o segundo professor Luiz Dagostin; logo em frente esta o Sr. Arcangelo Manarin. A segunda casa meu pai cedeu para o Sr. Antônio Vuolo para morar com a família no ano de 1943 por pouco meses ate terminarem sua casa no terreno que comprou. A meia água ao lado era a cozinha. Em 1945 meu pai cedeu para o funcionamento da primeira escola e primeira professora foi  a Maria Lopes, ainda  hoje estão vivos os alunos da aquela  época , como eu Joventino Rizzieri,  minha cunhada  Margarida Vuolo Rizzieri e minha irmã  Cecilia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário